TIRA O PRETO BOTA O BRANCO

TIRA O PRETO BOTA O BRANCO

by Marconi Leo

MICROSOFT É ACUSADA DE RACISMO

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=2437

Microsoft está sendo acusada de racismo por ter retirado um personagem negro de um de seus anúncios publicitários. Nos Estados Unidos, a Microsoft lançou a campanah “Dando poder a sua gente com os instrumentos de TI de que precisam”, em que um negro aparece na foto. Apesar de a campanha ter abrangência global, na Polônia o negro foi substituído por um branco (veja reproduções acima).

Tira Negro e Põe Branco

Tira Negro e Põe Branco

O curioso é que foi mudado apenas o rosto, mantendo-se a roupa e até mesmo a mão do personagem sobre a mesa.

O caso repercutiu na internet e a companhia ediu desculpas públicas. “Estamos analisando o ocorrido. Apresentamos desculpas e estamos em processo de retirar a imagem”, declarou a Microsoft, em comunicado.

Microsoft pede desculpas por ter apagado imagem de negro em propaganda

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hpMrBM0JvAyehFkW1_8lQF1JyypQ

WASHINGTON, EUA —

A Microsoft pediu desculpas por ter modificado a fotografia de uma campanha publicitária da empresa na Polônia para apagar um homem negro da imagem. A foto da propaganda, que pode ser vista no site da gigante norte-americana da informática, exibia uma mulher branca, um homem negro e um homem asiático sentados em torno de uma mesa de reuniões. Mas a mesma fotografia, na versão polonesa da propaganda, apresentava um homem branco em vez de um negro. Em uma mensagem exibida no site de microblogs Twitter, a Microsoft classificou a iniciativa de “um erro de marketing” e expressou suas “sinceras desculpas”. “Estamos retirando essa imagem”, acrescentou a empresa de Redmond.

Vale acrescentar 2 pontos de vista distintos:

Roberto Comodo – Fotógrafo e Advogado:

“Desde ontem o mundo não fala em outra coisa a não ser essa mancada da Microsoft. No entanto, após pensar bastante nisso, não me parece ser hipótese de racismo…
Pode ser politicamente incorreto… Mas racismo acho um pouco demais. Em que mundo nós vivemos? Um mundo cor-de-rosa e de faz-de-conta?
Cada país tem os seus hábitos, os seus costumes e aquilo que é mais ou menos adequado ao que realmente existe pelas ruas!
Se na Polônia simplesmente não existe uma quantidade relevante negros a ponto de justificar a presença de um deles em um anúncio, o que há de errado em uma empresa optar por montar um anúncio com “A CARA” da realidade do próprio país?
Os Estados Unidos possuem uma realidade diferente em termos de  presença negra. E toda a sociedade aceita isso com tranqüilidade – o que é maravilhoso. E por isso a campanha veiculada naquele país se preocupou em mostrar esta realidade.
Será que toda a confusão é porque uma outra foto não foi feita? Será que todo o barulho é porque a agência preferiu economizar umas dezenas de milhares de dólares e aproveitar um clique e despejar Photoshop nele?
Será que se uma outra foto muito parecida fosse feita, sem a presença do negro, teríamos a mesma movimentação para apedrejar a Microsoft?
Faço estas colocações não para defender a Microsoft – que não de deu procuração para nada.
Mas acho que num ambiente sério – como acredito ser este grupo – deve evitar julgamentos precipitados ou simplesmente achar o que os outros acham.
Temos o dever de analisar todos os aspectos de uma questão e julgar de forma desapaixonada – sempre e tudo.”

Pepe Melega – Fotógrafo e Editor de Revista:

“Economizam uns 5 mil dolares e pagam um mico de quanto milhões. Quantos clientes não entendem que uma nova foto pode ser muito mais barato do que perder tempo no PS e ainda pagar um mico desses.”

Este é apenas um caso clássico onde a falta de respeito a fotografia e ao profissional  fotógrafo, aliados a necessidade de soluções práticas e rápidas com o auxílio do Photoshop acabam acarretando em grandes problemas.

Mas esta é a tendência e comportamento do mercado atual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s