Concursos Fotográficos, dicas para participar!

Artigo escrito a 18.05.10, na categoria Dicas e Técnicas, por Angelo Coffy
Conversando com alguns fotógrafos ratos de competições preparei um pequeno texto com dicas de como participar de alguns concursos fotográficos. Eu pessoalmente não participo, pois sou contra alguns critérios impostos nesses tipos de concursos, mas isso é pessoal.

concursos fotográficos Concursos Fotográficos, dicas para  participar!

Muitos fotógrafos profissionais hoje, são o que são devido aos concursos fotográficos que participaram. Entrar e principalmente ganhar concursos, pode ser algo altamente lucrativo desde que se leve a sério. Todos os anos, diversas revistas do mundo inteiro pagam fortunas em premiações.

Segue abaixo algumas dicas para participar e quem sabe ganhar algum $$$ em prêmios com suas fotos:

1. Leia atentamente as regras! Saiba onde está se metendo e o que é necessário para participar, pode parecer bobagem, mas ler as regras pode ser um grande passo.

2. Separe algo original, destaque-se, e só entre com o seu melhor trabalho (o seu melhor trabalho para os jurados pode ser nada além de simples).

3. Ignore as suas idéias iniciais, porque elas provavelmente serão as mais óbvias, e espere até que você sinta que tem algo realmente original.

4. Só participe de competições na qual você se identifica com o tema, pois a paixão pelo assunto vai fazer toda a diferença.

5. Fotografar, especificamente para uma competição, antecipa-se comece a trabalhar suas idéias com a maior antecedência possível.

6. Use o impacto como seu tema principal. Aqui estão algumas formas simples de impacto: CORES funcionam bem ao colocar os olhos no trabalho, outras são formas, expressões e humor.

7. Suas imagens devem estar bem expostas, compostas e totalmente em foco.

8. Seja original. Tente encontrar algo que mais ninguém pensaria em apresentar.

9. Confiram em revistas de fotografia como alguns fotógrafos expõem seus trabalhos em competições, ter uma boa referência é um bom caminho a ser seguido. Lembre-se que copiar não é nada original, e apenas para ter uma boa base.

10. Ser objetivo e confiar em seu trabalho é um com começo, mas assim como você, milhares de fotógrafos enviaram seus trabalhos e para o corpo de jurado seu trabalho pode não ser o melhor, e jamais deixe um resultado de competição atrapalhar os seus futuros trabalhos.

A grande maioria dos concursos fotográficos existentes é honesta. Isso é que procuram melhorar a qualidade da fotografia, dando prêmios e/ou reconhecimentos para os fotógrafos. Por esse motivo, a regra geralmente contém uma cláusula sobre a utilização das fotografias vencedoras, tais como exibir as fotos vencedoras sem pagamento adicional de direitos para o fotógrafo. Por favor, observe a parte que diz sobre as fotos vencedoras. Fotógrafos que vencem esses concursos geralmente ganham um prêmio material como pagamento em espécie para o uso da imagem vencedora de forma limitada. Isto não deve afetar os direitos do autor, que SEMPRE devem permanecer com o fotógrafo.

Evite concursos que você pode perder os direitos autorais de suas imagens. FELIZMENTE, tais concursos são poucos, mas muitos erros já foram cometidos em um passado recente. O uso de fotos apresentadas em competições pode conduzir à exploração dos fotógrafos por alguns organizadores. Isso ocorre porque muitas vezes as competições podem ter regras que incluem frases como:

“… nós nos reservamos o direito de usar a imagem ganhadora…”

Se uma imagem não é boa o suficiente para ganhar um prêmio, mas é boa o suficiente para ser usada para promover a concorrência ou qualquer outra forma de utilização pelos organizadores da competição, em seguida, o fotógrafo deveria ser pago pelo o uso da imagem! Isso pode ser uma quantia simbólica, mas deve ser pago e os direitos autorais da imagem reconhecendo o fotógrafo.

NOTA: Partes deste artigo foi baseado na pesquisa do fotógrafo Fenwick Mark, fotógrafo de belas artes que merece o devido crédito.

Procure por algumas competições, e você terá boa chances de ganhar alguns prêmios. Boa sorte!

Abração,

Adiraphaeli
Site: www.angelocoffy.com
Blog: angelocoffy.com/blog
Twitter: @adiraphaeli

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s