Coleção de Estórias Infantis da Taba – Uma viagem a minha infância

Coleção TABA – 40 Estorinhas

Colecao_Infantil_TABA_(Chico_BUarque_+_Nara_Leao_+_Gilberto_Gil_+_Tom_Ze)_40_Estorinhas

Quando eu tinha meus 4-5 anos saiu em bancas de jornal uma coleção de compactos chamada Coleção de Estorinhas da Taba, eram 40 fascículos que continham ilustrações de uma história infantial mais brasileira, mais regional, narrada e cantada por um artista de expressão na época (muitos deles posso já considerar que fazem parte dos eternos da MPB). Cantores e como compositores como Chico Buarque, Tom Zé, Gilberto Gil, Nara Leão, Rolando Boldirm, Gal Costa, Elis Regina, Caetano Veloso, Milton Nascimento, entre muitos outros tiveram particiapação, muitas vezes em mais de 1 fascículo.

Projeto igual a este só me recordo do Arca de Noé, encabeçado pelo Vinicius de Moraes que saíram 2 LPs cantados.

A pouco tempo, 1-2 anos atrás conversando com minha mãe disse que uma das poucas coisas que hoje, em sendo pai, que não gostaria que tivessem sido dadas de minha infância seria esta coleção pois me marcou muito e pela versatilidade, qualidade e até pureza dela era algo que gostaria de poder tocar e cantar com minhas filhas.

Achei os audios esta semana, agora estou a procura dos livros mas acho que será um desafio maior ainda…

São elas:

01 – Marinho Marinheiro – Gilberto Gil e Babuska
02 – Sapo Vira Rei vira Sapo – Nara Leão
03 – O Segredo do Curumim – Chico Buarque e Francis Hime
04 – Tião das Selvas – Caetano Veloso e Betina
05 – Bom Dia, Todas as Cores – Renato Terra e Fernando Gama
06 – Malaquias, o Macaco Cismado – Tom Zé e Cristina Porto
07 – Folia de Feijao – Guarabyra & Grupo Terra Molhada
08 – O Barquinho – Musica Tavito e Jane Duboc – Irupe e Menino Navegador
09 – O Circo Cheio de Lua – Nara Leão
10 – Curupaco Papaco – Gal Costa
11 – Ratinha Ritinha – Tom Zé – Folclore Brasileiro
12 – O Jacaré Que Comeu a Lua
13 – O Coronel e o Barbeiro – Caetano Veloso
14 – Saci Perere da Mata Esucra – Secos & Molhados
15 – Malandragens de um Urubu – Angela Herz,Ruy Quaresma
16 – Marte Invade a Terra – Ruy Quaresma
17 – Filhote de Trem – Edu Lobo e Tulio Mourao
18 – Dona Lua Vai Casar – Caetano Veloso e Fatima Flor
19 – Zé  Prequete – Milton Nascimento
20 – As Casas Que Fugiram de Casa – ELis Regina
21 – A Jangada de Natal – Gal Costa e Lenine
22 – A Flauta de Pan – Caetano Veloso
23 – O Bicho-Folhagem – Edson Gama
24 – O Rei que não Sabia de Nada – Luciano Alves e Celia
25 – Mamãe, Eu Quero Miar – Carlos Negreiros
26 – O Rapto das Cebolinhas – Nara Leão
27 – O Mistério de Zuambelê – Tom Zé
28 – Severino Faz Chover – Quinteto Violado
29 – A Bruxinha que Era Boa – Lucia Turnbull
30 – Pererê na Pororoca – Ney Matogrosso
31 – Passarinho Me Contou – Boca Livre
32 – O Gigante Azul – Ronaldo Mota
33 – Chico Palito – Chico Buarque de Hollanda
34 – Festa No Céu – Os Gladiadores
35 – A Salamanca do Jarau – Nara Leão
36 – Dona Baratinha – Tom Zé
37 – O Vaqueiro Misterioso – Rolando Boldrin – Tavito
38 – Adivinhe se é Capaz – Renato Rocha
39 – Chapeuzinho Vermelho – Joao Gilberto
40 – Romeu e Julieta – Linda Borboleta com Jane Duboc

Neste link estão todas as gravações em arquivo zipado, baixem e ouçam.

Este tipo de material é algo que precisa ser sempre incentivado a ser feito, e principalmente perpetuado.

Caso alguém possua a coleção e possa fazer a gentileza de scanear os livros de historinha para que também sejam disponibilizados será muito bem vindo.

Boa viagem no tempo.

André Russo

3 Respostas para “Coleção de Estórias Infantis da Taba – Uma viagem a minha infância

  1. Pingback: Coleção de Estórias Infantis da Taba – Uma viagem a minha infância « André & Adriana·

Deixe uma resposta

